G1 Saúde: Estudos e descobertas da medicina

Saúde Confira notícias da Editoria

E as doses atualizadas para a Covid-19 chegaram meses após terem sido anunciadas, com indicações ainda confusas para a maior parte da população. Os remédios da famosa classe análogos de GLP-1, como o Ozempic e o Wegovy, têm revolucionado o tratamento da obesidade. Para 2025, há expectativas altas com a chegada do Mounjaro, considerado o de última geração, aqui no Brasil.

Covid continua perigosa para vulneráveis e não vacinados 5 anos depois dos primeiros casos

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (31) o empenho das chamadas “emendas de comissão” para que o governo federal consiga cumprir o piso constitucional dos gastos mínimos em saúde. Carlos Carvalho conta que no período da pandemia foram observados vários entraves que levaram a equipe a buscar uma forma de integrar as informações. Por meio de um outro projeto apoiado pelo governo paulista e empresas de tecnologia, foi desenvolvida então uma forma de conectar os aparelhos da UTI para que esses dados pudessem ser monitorados a distância.

Governo prevê reabrir mil leitos em hospitais federais no RJ em 2025

A inteligência artificial já se tornou uma ferramenta importante em estudos e diagnósticos, identificando padrões em uma escala grande de informações, o que não era possível a olho nu. Novas tecnologias já estão em uso para análises de radiografias, mamografias e monitoramento de pacientes hospitalizados. Novas descobertas nesse sentido vão surgir em 2025, e técnicas de IA devem estar cada vez mais inseridas no cotidiano da prática médica. Uma questão, porém, é o quanto essas ferramentas conseguirão substituir a ação de profissionais com a mesma ética e segurança, preservando a essência do cuidado humano.

Notícias de saúde no Brasil

Os dados foram levantados pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente (Sobrasp), com base em informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na segunda, a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu uma “interpretação mais segura” da decisão de domingo de Dino — que causou uma série de dúvidas junto ao governo e o Congresso. Flávio Dino também decidiu que até a aprovação dos nomes dos deputados e senadores que indicaram as emendas, não poderá haver nenhum ato subsequente de execução dos valores além do empenho. Além disso, o ministro estabeleceu um prazo para que as comissões de Saúde da Câmara dos Deputados e do Senado Federal informem quem são os parlamentares que indicaram as emendas. Caso isso não seja feito até 31 de março de 2025, as emendas poderão sofrer “anulação imediata e automática”. Sobre a Falta de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para uma vida saudável.

  • Para Carvalho, a TeleUTI Conectada tem diferenciais em relação ao modelo avaliado no estudo, como oferta de capacitação mais intensiva.
  • As UBSs terão uma área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4), alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade.
  • Porém, mesmo com a melhora, há desafios que persistem, como o crescimento do movimento antivacina no país e questões logísticas.
  • Os remédios da famosa classe análogos de GLP-1, como o Ozempic e o Wegovy, têm revolucionado o tratamento da obesidade.

Por isso, seria preciso mais pesquisas para encontrar o melhor modelo e perfil cartaosus2020.com de UTI para receber a tecnologia. A iniciativa, chamada de TeleUTI Conectada, envolve capacitações virtuais e presenciais, discussões clínicas e monitoramento remoto de UTIs públicas em cinco regiões do país, a partir de dados em tempo real de sinais vitais, de ventilação mecânica e de medicamentos infundidos, entre outros parâmetros. Neste domingo (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora cinco anos da criação do Dia Mundial da Segurança do Paciente com o tema “Engajando o paciente para segurança do paciente”, e o slogan de 2023 é “Eleve a voz dos pacientes”. Um projeto de lei que visa a criação do Estatuto dos Direitos do Paciente está em tramitação no Congresso Nacional desde 2022.

Além disso, os remédios têm recebido novas indicações para tratar doenças associadas ao excesso de peso, como apneia do sono e riscos cardiovasculares. E novos análogos de GLP-1 também têm avançado nos estudos clínicos, incluindo injeções que proporcionam uma perda ainda maior de peso e comprimidos que oferecem uma eficácia semelhante às canetas. Com o fim da patente do Ozempic em 2026, há ainda as movimentações de farmacêuticas, inclusive brasileiras, para já desenvolver versões de genéricos e similares que deverão ampliar o acesso. Em 2024, o Brasil registrou o quarto ano consecutivo de alta nos casos e mortes e chegou ao recorde de mais de 6,6 milhões de infecções e cerca de 6 mil mortes — quase seis vezes a mais que o total de 2023. Para 2025, a expectativa é que o país passe por uma nova onda de infecções com a chegada do verão, embora ainda seja incerto se nas mesmas proporções.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *